sexta-feira, 18 de abril de 2008

Selos, memes e que-tais

Ê! Ganhei meu primeiro selo aqui no blog! XD O curioso é que fui indicado duas vezes ao mesmo selo. Fui indicado pelo Thiago e pelo Yuri a este selo que atesta que meu blog vale medalha de ouro! Ficam aqui, desde já, os agradecimentos! XD

O Yuri aproveitou e me indicou um meme. Coincidentemente, também o meu primeiro meme. XD Sempre vi os memes por aí e ninguém nunca me indica. Fiquem sabendo que eu adoro memes, podem me indicar sempre! XD

Neste meme, eu tenho que dizer os cinco discos que mais fazem a minha cabeça. Na verdade, é uma tarefa complicada (bastante!), mas tentarei fazê-la cometendo o mínimo de injustiças possível (já que, de qualquer forma, será inevitável).


5°) Värttinä - Iki


Värttinä é uma grupo finalndês de folk. Pra quem não sabe, eu curto muito folk e world music. E curto muito a Finlândia também. No som desse grupo, as vocalistas (só tem mulheres no vocal) mesclam instrumentos e elementos típicos da música finlandesa a arranjos mais contemporâneos. O grupo tem uns 20 anos de estrada e tem uma sonoridade ímpar. Esse CD fez com que eu me apaixonasse pela língua finlandesa. Iki é de um lirismo avassalador.


4°) Mawaca - Astrolabio.tucupira.com.brasil


Mawaca, pra quem nunca ouviu falar, é um grupo de brasileiras (sim, outro grupo só de mulheres... rsrsrsrs) que tem uma proposta interessantíssima: elas cantam em dez línguas diferentes e tentam sempre buscar paralelos das músicas de outras culturas com a música brasileira. O resultado? Astrolabio.tucupira.com.brasil é um CD incrível, que tem entre as suas faixas um canto indígena antropofágico, uma ladainha de beatas do interior de Minas, uns cânticos africanos, uns maracatus, umas cantigas de roda, uma música indiana acompanhada por um berimbau e uma música cantada em japonês que emenda numa ciranda. É, na minha modesta opinião, o que existe de mais criativo e genial em termos de música no Brasil hoje. Quem não ouviu, ouça, vale muito a pena!


3°) Weezer - Pinkerton


Curto Weezer à beça. Conheci por acaso, apresentado por um amigo da faculdade. Houve uma fase da minha vida em que eu ouvia os 4 CDs do Weezer (antes do lançamento do Make Believe, que é um lixo) e sabia quase todas as letras de cor. Mas de todos, o Pinkerton é o melhor. Tem uma melancolia característica e, ainda por cima, é rejeitado pelo grupo (pra quem não sabe, o Weezer considera o Pinkerton um erro, um acidente de percurso e nunca tocam uma música dele nos shows). O Weezer veio antes, por acaso. Mas foi a mola propulsora de toda a minha fase mamãe-quero-ser-indie, que embora arrefecida, ainda não acabou.


2°) Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos


Descobri o Chico Science dia desses. Na verdade, minha irmã descobriu um dia desses. Ela se viciou. E ouvia esse treco o tempo inteiro. Um dia, depois de tanto criticar sem ouvir, decidi dar um crédito e ouvir sem preconceitos. Mal eu sabia que perdia um puta som esse tempo inteiro. É fantástico. Chico Scicence é de uma criatividade e de uma inventividade que a música brasileira nunca mais teve (talvez os Los Hermanos, mas enfim). O manguebeat é música, manifesto, maracatu, mistura. Acho que eu gosto do Chico Science porque a sua música é muito urbana. E eu sou urbano pra cacete! XD


1°) Arnaldo Antunes - O Silêncio



Difícil escolher o primeiro da lista, hein? Pois é, mas consegui. Esse CD foi escolhido não porque ele é melhor do que os outros. Mas por uma questão de memória. Ele vai fundo na minha infância. Depois de muito tempo sem ouvir este CD, parei pra ouvir outro dia e sabia as letras todas de cor, guardadas em algum lugar do meu subconsciente. E é muito bom saber que desde cedo me puseram boa música nas mãos, o que havia de mais poético e de mais vanguarda na época. Arnaldo Antunes (ainda que agora numa fase mais chata) faz parte, inegavelmente, dos meus primeiros contatos com a música. Não posso dissociá-lo das minhas descobertas musicais posteriores.


Bom, tenho que passar adiante o selo e os memes. Os escolhidos (para ambos) são:

Bárbara
Raquel

Até! o/

4 comentários:

Thiago Borges disse...

MEDO que eu nunca ouvi falar no 4º e no 5º
SUHASUAUHSHUASUHASUH
É coisa cult é? 8-)
=P
Da Lama ao Caos, grande disco ^^
abraços

Bárbara Jovem disse...

Nosaaa !!! Que privilégio ! Adorei ser escolhida ! Sei que vai ser meio complicado eu escolher álbuns ! Já que não me ligo muito nas faixas dos cds... Apenas baixo e ouço o q gosto... Mas vou fazer o melhor !

Brigadão Igor,
te adoro...
Saudades !
Bju o/

Yuri Marcel disse...

Vamos lá:

1)Ah então vc gosta de Memes, tranquilo o Matheus gosta de me mandar Memes então compatilho os meus contigo. hauHAUua

2) Tá! Vc gosta de bandas com nomes quase impronunciáveis, mas tudo bem se eu aprendi a soletrar "Verka Serduchka", tudo é possível.

o/

raquel medeiros disse...

Que honra! eu tbm adoro memes mas nunca fui indicada. fiquei tão feliz, mas depois me deu um desespero de ter que escolher apenas 5! oO
estou aqui fazendo uma busca na memória e na estante. difícil mas deliciosa.

e mais uma honra ser indicada para o selo! xD

* chico science é foda. fui a um show deles (poucos anos antes de sua morte). uma entidade. vestido com roupas pesadas de maracatu, rodopiava e enlouquecia como se estivesse vestido por penas. até hj lembro o dia que recebi a notícia de sua morte. foi um choro doído, que só amenizou pelo prazer de tê-lo visto ao vivo.

=*