segunda-feira, 19 de maio de 2008

Encontros


Eu sempre achei o encontro uma das coisas mais bonitas na vida. E é engraçado, porque eu estava justamente conversando com um amigo meu sobre isso anteontem e ele tem uma opinião muito parecida com a minha. Acho que os encontros têm qualquer coisa de mágico. Penso sempre que é uma coincidência muito grande estar exatamente na mesma hora e no mesmo lugar que outra pessoa. Penso também nos diversos encontros frustrados. Imagina só: se você encontra alguém na rua, quantos desencontros você viveu e nem sabe? Quantas pessoas passaram exatamente ali, mas dois minutos antes, quantas pessoas passaram exatamente naquele instante mas um quarteirão depois? Mas, bem, os encontros como digo, têm qualquer coisa de mágico. Às vezes (e isso já aconteceu mais de uma vez comigo e não foi com a mesma pessoa), você pensa em alguém durante o dia inteiro e, no fim do dia, encontra com ela por acaso e sabem, isso é tão bonito. Acho que a vida é feita de encontros. Eu tenho uma grande amizade que nasceu de um encontro. Ela esperava na porta da festa uns amigos chegarem, eu esperava uns amigos meus. Puxei assunto, conversamos, trocamos telefone, ficamos amigos. Hoje ela é uma grande amiga minha e posso afirmar com certeza que esse encontro mudou a minha vida. Outro exemplo: anteontem, estava com um grupo de amigos na Lapa e vi uma garota sozinha na noite, com sua latinha de cerveja, remoendo seus pensamentos. Fiquei preocupado, instiguei meus amigos a perguntarem se ela estava bem, se queria vir conosco, mas ela preferiu ficar sozinha. Não a conhecia, mas fiquei como que preocupado, pensei nela durante a noite. E encontrei-a no dia seguinte, andando pela rua no sentido oposto ao meu. Não falei com ela, decerto não me reconheceria. Mas fiquei com uma espécie de felicidade esquisita por vê-la, por reconhecê-la, por saber que ela estava (ao menos aparentemente) bem. Esse meu amigo com quem conversei anteontem disse que Clarice Lispector escreveu algo como “o encontro às vezes é tão mágico que ultrapassa o objeto encontrado” e, embora, eu particularmente não goste dela, tenho que admitir que o que ela disse é de uma genialidade ímpar e sintetiza o que eu quis dizer aqui.

Aproveito para pedir desculpas aos leitores porque não tenho postado na freqüência que gostaria. As coisas aqui pelo trabalho têm me ocupado bastante. Às vezes, posto final de semana, mas prefiro postar daqui do trabalho. E só hoje que as coisas deram uma arrefecida por aqui que consegui escrever (espero) alguma coisa à altura dos que me lêem.

Beijos e abraços.

Observação pós-escrito e pré-postagem muitíssimo válida: tenho o hábito de escrever o post e, então, pesquisar alguma coisa no google pra ilustrar o que eu digo, antes de efetivamente postar. Na busca por imagens, sempre digito o nome do post, ou uma palavra-chave que acredito que vá me dar um resultado útil. Tasquei lá na busca por imagens: “encontro”. A primeira imagem que apareceu foi uma cujo título é “Encontro dos Túneis”. Não, eu não a postarei aqui. Deixarei àqueles cuja curiosidade não caiba dentro de si a missão de procurar a tal imagem.

5 comentários:

Bárbara Jovem disse...

SENSACIONAL.
Eu tava pensando sobre isso essa semana, porque aconteceu uma situação dessas cmg na ultima quinta-feira. Fui muito por acaso à um lugar - sab qnd vc fala " ah, tah bom... vamos ali msm... " - e acabei encontrando um amigão meu que putz ! calhou muito perfeitamente com a situação e o momento. Foi engraçado e muito legal ao msm tempo... Depois fiquei rindo em casa pensando nisso !!! Tem gente que usa o clichê do "nada acontece por acaso". Não consigo concordar ou discordar da frase =P Sei lá... Só acho bobeira ficar mirabolando idéias para achar o porque que aconteceu !

Adorei o texto igor ! Desculpe não ter comentado aki antes... já li tudo, mas naum tinha postado no blog até então...

PS: NUNCA MAIS FAÇA ISSO SOBRE A IMAGEM DO GOOGLE !!! Fui ver a imagem na mesmaa hora e... OBRIGADA, podia ter durmido sem essa !!! aheuhuehaueha
Experimente colocar uma classificação etária na proxima vez ! hehe

Beijãaao Igoorr !!! até o/

Beatrix Kiddo! disse...

Putz eu tenho q parar de ser mais curiosa! me arrependi.

Como eu sou uma pessoa fria e insensível estava pensando hj em como nao gosto de andar no meu bairro pq eu encontro mta gente, e nao sao nem pessoas q eu desgosto só nao gosto de small talks sabe?
eu nao gosto de clichês quando eu encontro uma pessoa eu gosto de ter realmente um assunto com ela.
Mas cara coincidencias eu ja ate to acostumada por parte do meu pai, ele encontra gente até no inferno.


Quanto à sua resposta no meu blog: A-M-E-I "obrigado por fumar" e akele dialogo dele com o filho q vc exemplificou foi o q marcou o filme p/ mim.
"Michael Jordan plays ball, Charles Manson kills people, I talk!"
Sensacional.
Amor nao tira férias eh sem gracinha eu ja sabia td q ia acontecer no filme mas eh bom ver filmes bobinhos as vezes.

Eu amei ver o link do meu blog no seu!
beijos.

MatheusS disse...

Eu sou fascinado por coincidências, encontros inusitados e afins. Também já tive encontros que mudaram minha vida, para melhor.
Quanto a Linspector, também não gosto.. mas sempre me pego admirando algo que ela já disse;

Valeu pela visita!! =)

Até mais.

Thiago Borges disse...

Excelente post Igor ^^
Tbm acho que existe algo realmente impressionante por trás das "coincidências" do dia-a-dia

E medo do encontro dos tuneis, pensei que seria algo decente ¬¬

SUHAUHSAUHSUHAUHSAUHS

raquel medeiros disse...

belo post Igor, também acredito nessa mágica dos encontros. alguns me renderam amores, grandes amizades... outros me renderam pelo menos uma história pra contar (e quem sabe um dia, rir dela).
eu já gosto da Clarice, mas sobre essa mágica, acho que o Vinicius de Moraes é perfeito: "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida".

algumas pessoas dizem que somos as escolhas que fazemos, é verdade, mas acho que também somos (muito) frutos dos nossos (des)encontros.

espero que um dia nos encontremos por aí. =]
=*