sábado, 8 de setembro de 2012

ABC do Josué



Tenho lido muito neste ano. Já li Rubem Fonseca, Thomas Mann, Martin Page. E li também o Josué. Para quem não sabe, o Josué é um menino de dez anos, que lançou este ano o livro "ABC do Josué", pela editora Dantes. A premissa do livro é bastante simples. Durante algum tempo da infância do Josué, a cada vez que ele não sabia uma palavra e perguntava o significado aos seus pais, os pais devolviam a pergunt,a e perguntavam ao filho o que ele achava que essa palavra significava. Assim, surgiu o "ABC do Josué", um livro muito pequeninho, mas extremamente denso e recheado de uma poesia diferente e genuína. E é divertidíssimo! :) Nós (que já somos 'gente grande'), conseguimos perceber o quanto de psicanálise se esconde nessas definições oriundas de conexões ainda muito superficiais e o quanto de beleza existe nisso! Só para se ter uma ideia, vou colocar aqui algumas definições dadas pelo Josué.

Contemporâneo: é alguém que não tem coração
Capitalismo: alguém que não tem barba
Verosímil: uma bicicleta de cinco rodas

Existe coisa mais genial do verossímil sendo definido por uma bicicleta de cinco rodas? Sério, eu me apaixonei pela definição de verossímil do Josué. E o contemporâneo que perdeu seu escrúpulos? E os capitalistas que, diferentemente de Marx e Lênin, não têm mais barbas?

Eu li muitas coisa legais esse ano, mas o "ABC do Josué" é, sem dúvida, a coisa mais interessante que li nos últimos tempos. É inovador, divertido, e é de um lirismo tão honesto que faz inveja a muito poeta 'gente grande' por aí que faz um esforço enorme pra tentar relaxar as sinapses em busca dessas conexões divertidas.

Fui fisgado, confesso. Pena que, segundo o livro, o Josué cresceu e já não quer mais brincar desse jogo. Acho que ele deve entrar, muito em breve, naquela fase onde o mundo fica mais sério.

Mas, depois de ler o "ABC do Josué", fiquei com a certeza de que o mundo só pode ser levado a sério de verdade se os dicionários forem escritos pelas crianças!



Obs: Para quem se interessar, comprei o livro na Tracks, que fica localizada na Praça Santos Dumont, Gávea, Rio de Janeiro. A Dantes parece ser uma editora pequena, e acho que vale a pena entrar em contato com eles para se informar onde se pode comprar o livro virtualmente. O site pode ser acessado clicando aqui.